segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Literatura Infantil e a Matemática



A prefeitura municipal de Santos desenvolveu um trabalho em 2004 cujo o objetivo era trazer a literatura para as aulas de matemática partindo do pressuposto de que a literatura, seja poesia, histórias, fábulas ou contos, é facilmente acessível e proporciona contextos que trazem múltiplas possibilidades de exploração que vão desde a formulação de questões por parte dos alunos, até desenvolvimento de múltiplas estratégias de resolução das questões colocadas pelos professores através da leitura.


Para iniciar o trabalho, é importante, em primeiro lugar, que o professor goste de ler e tenha em mãos os livros com os quais queira trabalhar para que possa conhecer a história, visualizar as gravuras, que, muitas vezes, sugerem a exploração de um ou mais temas, e também para que possa elaborar atividades que sejam adequadas à classe com a qual está trabalhando.

Em segundo lugar, é fundamental que os alunos conheçam a história e se interessem por ela. Para isso, o professor pode recorrer inicialmente aos mesmos recursos que utiliza ao trabalhar as histórias nas aulas de língua materna e é até interessante que faça assim para que as atividades surjam naturalmente como uma extensão do que os alunos estão acostumados a fazer com textos infantis.

O professor deve também ficar atento sobre problematizações relativas a alguma página ou figura do livro que possa fazer ao longo da própria leitura. Desta forma, inicia-se a exploração matemática pelo que o próprio texto sugere e, durante os primeiros contatos dos alunos coma obra, o professor seleciona os aspectos matemáticos que deseja enfatizar para atender aos seus objetivos.

Neste caso, eles utilizaram o livro Meus Porquinhos, indicado para pré-escola até a primeira série/2º ano.

O livro conta à história de 10 porquinhos. Eles aparecem na história de dois em dois, numa correspondência com os dedos das mãos.

Conta também o modo de ser desses porquinhos que fazem muitas travessuras e, ao dormir, dão beijinhos.

Este livro permite abordar noções de contagem, correspondência um a um, adição, multiplicação, subtração e divisão, além de habilidades de previsão, checagem, percepção, localização espacial, representação gráfica e discriminação visual.

Sugeriram ainda como o professor da rede municipal de Santos deveria usar para trabalhar a leitura da seguinte forma: fazer uma leitura do livro ou utilizar retroprojetor ou mesmo cartazes. Após este primeiro contato com o livro, o professor pode, num outro momento, fazer uma nova leitura questionando as crianças:

 Quantos porquinhos vão aparecer agora?

 Quais serão os próximos porquinhos a aparecer?

 A bailarina aparece na mão direita ou esquerda?

 Em quais dedos das mãos estão os porquinhos miudinhos?

 Qual a diferença entre essas duas páginas?

 Quantos porquinhos aparecem na página 4?

Referências
PLANEJAMENTO Pedagógico. Prefeitura Municipal de Santos, Estância Balneária, Secretaria de Educação/ Departamento pedagógico-matemática-equipe disciplinar/ensino fundamental/educação de jovens e adultos/ ciclo i e ii-Santos 2004.
WOOD Audrey e WOOD Don. Meus Porquinhos São Paulo: Ed. Àtica, 1991.

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