quarta-feira, 16 de março de 2011

A escola e seu papel com relação a leitura.


Para alguns professores alfabetização é a aquisição do sistema alfabético de escrita; outros, um processo pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito. No entanto, pretendemos focar a leitura como a ferramenta principal de todo esse processo.
A escola deve começar a ler para os alunos o mais cedo possível. Para os de família de baixa renda, deve ficar a cargo do professor provocar situações desse tipo, de que os outros dispõem desde que nascem. O ensino inicial da leitura deve assegurar a interação significativa e funcional da criança com a língua escrita. Propiciar essa interação implica a presença incluída do escrito na aula, nos livros, nos cartazes que anunciam determinadas atividades, nas etiquetas que tenham sentido e na contação de histórias como apoio determinante para o desenvolvimento da escrita e não só como um momento isolado.
Implica, sobretudo, que os adultos encarregados na educação das crianças usem a língua escrita, quando for possível e necessário, diante delas, fazendo-as compreender, assim, seu valor comunicativo. Implica também realizar atividades que fomentem o prazer de ler (como ler para as crianças) e que permitam experimentar o poder da leitura para transportar-nos a outros mundos reais ou imaginários.
É importante desenvolver na escola projetos de leitura, pois; ao contar uma história para uma criança, tem-se a oportunidade de compartilhar emoções, despertar o prazer de escutar o outro e de estar em convivência com o grupo. Ao ouvir uma história, pode-se fazer e refazer, produzir e reproduzir, no sentido de reconstruir imagens na mente, imagens do passado, estimular a criatividade.
O gosto pela leitura nasce e se fortalece à medida que o aluno vai passando de um texto para outro, comparando estilos, querendo saber mais sobre um tema, admirando o jeito de um autor escrever.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/42549/1/A-IMPORTANCIA-DE-TRABALHAR-A-LITERATURA-INFANTIL-ALEM-DA-RODA-DE-LEITURA/pagina1.html#ixzz0ykUWZhU4

Nenhum comentário:

Postar um comentário